Bullet Journal 1 - O que é?

O Bullet Journal é uma agenda? Não, mas sim...

🤨

O Bullet Journal é um planner? Não, mas sim...

🤓

O Bullet Journal é um diário? Não, mas sim...

😱


🤷🏼‍♂️ ... 🤔 ... 🤯


Mas então o que é?


Antes de continuarmos, vamos seguir usando o nome em inglês porque as traduções que existem deixam algum sentido de fora nesse caso. É como acontece com smartphone, o termo em inglês mantém mais a essência do que telefone inteligente.


Então, vamos lá!

Bullet journal é tanto o método quanto o objeto em si. É um método de organização pessoal que precisa somente de um caderno e de uma caneta. Nesse caderno, que vai se chamar bullet journal, tu vais concentrar agenda, planner, lista de tarefas, diário, lista de livros para ler, lista de redações feitas, temas para estudar, aniversários de contatinhos, datas de provas, ideias de viagens, lista de compras, lembretes... enfim, tudo o que tu anotarias numa agenda, num planner e num diário reunidos em um único lugar.

O nome bullet journal vem da junção das palavras bullet, que designa os marcadores (aqueles pontinhos que a gente coloca antes de cada item numa lista), com a palavra journal, que significa diário.


O método foi criado nos anos 90 pelo americano Ryder Carroll. Ele desenvolveu essa estratégia ao longo da faculdade para melhorar sua organização pessoal e de estudos. Ele buscava uma forma de lidar melhor com os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, diagnóstico que ele tinha desde a infância. Em 2013, ele começou a compartilhar o método on-line e foi um sucesso. Milhões de pessoas mundo afora têm aplicado o método, e os benefícios que elas relatam ficam claros no milhões de compartilhamentos em redes sociais.